A proposta do curso é introduzir aos alunos, primeiramente os conceitos de uma cidade inteligente, no que diz respeito a funcionalidade dos sistemas atuantes dentro do território urbano (sistema de saneamento, energia, mobilidade e segurança), e como a digitalização das cidades está favorecendo para que uma nova dinâmica venha a ser estabelecida através desses sistemas, conectando habitantes, processos e devices.

Ainda na contextualização sobre smart city, será apresentado o conceito de smart city IoT, aonde cidades que já passaram pelo processo transformador, agora estão se capacitando para a evolução em que tudo na cidade está conectado entre si. Posteriormente será apresentado casos de estudo de cidades no mundo que já passaram, ou que estão passando pelo processo transformador, criando-se através da análise desses estudos de casos uma avaliação dos pré-requisitos para que uma cidade possa buscar essa transformação. Por fim, exemplos de cidades Brasileiras inteligentes que podem ser utilizadas como modelo para inspiração para demais cidades.

O objetivo do curso é apresentar através de uma visão holística dos sistemas existentes dentro do território urbano e das tecnologias existentes, um panorama do que corresponde ser uma cidade inteligente dentro do contexto Brasileiro, como as nossas cidades estão situadas nesse contexto e o que tem sido realizado pelo Governo Federal para alavancar esse desenvolvimento. Para uma melhor apresentação e desenvolvimento do curso, o mesmo será proposto em módulos, como apresentado na ementa. 

O curso é aberto a todos os profissionais, gestores e servidores públicos, engenheiros, técnicos, urbanistas, estudantes e munícipes com interesse de conhecimento na área. 

 

O CURSO ATUAL É BÁSICO, SENDO APLICADO AO PÚBLICO EM GERAL. NÃO HAVENDO REQUISITOS BÁSICOS PARA CURSAR. 

 

Atenção: O curso está sendo realizado totalmente online.

 

Professores do Curso:

   
    Profa. Raquel Cardamone  Profa. MSc. Kelem Christine   Prof. MSc. Telmo C. Lustosa Prof. Dr. Yuzo Iano   
           
   
  Coord. Gabriel Gomes Prof. Dr. Luis F. G. Gonzalez Prof. Dr. David Bianchini Prof. Vitor Amuri Antunes  

 

Módulo 1 (4-horas) - Desenvolvimento das cidades e introdução ao conceito Smart City. Profa. Raquel Cardamone, Smart City Expert - Bright Cities

Objetivo: As cidades estão se tornando mais complexas e, atualmente, enfrentam o desafio de se urbanizarem de forma sustentável. Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas e este número chegará a quase 60% em 2025. No Brasil, a urbanização cresceu de forma ainda mais acelerada e há regiões que já ultrapassam a marca de 90% de população urbana. A urbanização é um fenômeno irreversível e quando esse processo acontece de forma inadequada e sem a infraestrutura necessária, ocorrem sérios problemas cotidianos, pobreza e degradação ambiental.

Cidades mais inteligentes impulsionam o crescimento econômico sustentável e a prosperidade dos seus cidadãos. Seus líderes têm ferramentas tecnológicas para uma melhor tomada de decisão, antecipam problemas para resolvê-los de forma proativa e coordenam melhor os recursos para operar de forma eficaz. A correta aplicação da tecnologia torna a vida urbana melhor através de uma execução inteligente em todas as áreas geridas pelo governo: educação, saúde, meio-ambiente, segurança, mobilidade, urbanismo, governança, Softwares e ferramentas geradas pela tecnologia a fim de melhorar os sistemas são nomeados como tecnologias de informação e comunicação (TICs) e contribuem para transformar uma cidade em uma cidade inteligente. Surge assim o conceito de Smart City. 

Descrição: Contextualização das cidades de hoje:  crescimento acelerado vrs a evasão dos centros rurais para os centros urbanos; Os problemas das cidades: megacidades e aglomerados populacionais; Conceito sobre cidades inteligentes e Exemplos de cidade inteligentes no mundo e no Brasil.

 

Módulo 2 (4-horas) - Da cidade tradicional à cidade inteligente: um caminho a seguir. Prof. Dr. David Bianchini, FEEC/UNICAMP

Objetivo: Este módulo irá apresentar os princípios que norteiam a construção de uma cidade inteligente.

Descrição: Apreender os elementos necessários para o desenvolvimento das cidades em direção às cidades inteligentes, partindo da cidade tradicional. Compreender o papel das modernas tecnologias de informação e telecomunicação que devem fornecer a infraestrutura adequada para entender as condições para que os benefícios de uma cidade inteligente possam alcançar a todos os cidadãos.

 

Módulo 3 (8-horas) - Gerência integrada de Redes e Serviços aplicada a projetos de Smart Cities. Prof. MSc Telmo Lustosa, FEEC/UNICAMP

Objetivo: Este módulo será inicialmente desenvolvido considerando uma análise entre a diferença de uma cidade digital e Smart City, enfatizando a importância da integração entre os sistemas que darão suporte aos projetos de Smart Cities. Também serão abordados e discutido a experiência acumulada pelas empresas de telecomunicações ao longo das últimas décadas. A partir dos conceitos de Gerência Integrada de Redes e Serviço (GIRS) e Telecommunication Management Network (TMN) serão estudados exemplos de projetos que já consideram a importância da integração dos sistemas no suporte aos centros operacionais de Smart Cities.

Descrição: Apreender os elementos necessários para o desenvolvimento das cidades em direção às cidades inteligentes, partindo da cidade tradicional. Compreender o papel das modernas tecnologias de informação e telecomunicação que devem fornecer a infraestrutura adequada para entender as condições para que os benefícios de uma cidade inteligente possam alcançar a todos os cidadãos.

 

 Módulo 4 (8-horas) - Iniciando a jornada de transformação e Indicadores de Smart Cities (Indicadores ODS - Agenda 2030). Profa. MSc. Kelem Jordao, Smart Cities Expert

Objetivo: O Brasil, juntamente com outros 192 países membros das Nações Unidas, foi signatário e se comprometeu com a implantação, até o ano de 2030, de uma nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (mais conhecido como ODS). Esses objetivos possuem 4 dimensões de atuação: social, ambiental, econômica e institucional, e trata-se dos pilares de sustentação de qualquer cidade de busca se tornar inteligente. Os Municípios possuem papel fundamental no processo de transformação do Brasil, uma vez que os indicadores a serem acompanhados, são desenvolvidos nas cidades. Portanto é importante que cada munícipio entende as ações que são de sua responsabilidade, e inicie o trabalho local para o seu próprio desenvolvimento. Entenda com as ODS deverão ser medias e acompanhadas através das cidades.

 
Descrição: Começando a jornada de transformação; Mapeando a estratégica a ser aplicada a cidade; Definindo a Visão da Cidade e Desenhando soluções; Soluções devem ser compostas por conceitos de sustentabilidade, resiliência, economia inteligente e digitalização; Definindo cenários; Transformando problemas em oportunidades e Cronograma de implementação, e medição.
 
 
Módulo 5 (8-horas) - Da teoria à prática: criando uma Solução de IoT de ponta a ponta. Prof. Dr. Luis Fernando Gonzalez, Konker

Objetivo: Este módulo terá como objetivo a construção de uma solução de IoT real, passando por todas as etapas da criação, desde a prototipação do hardware até a análise de dados e atuação, usando para isso conceitos simples de Machine Learning. Durante o curso, cada aluno receberá um Kit contendo o hardware necessário para a aquisição de dados de um sensor, envio e recebimento de dados da nuvem e controle de um atuador, de forma a demonstrar os principais conceitos relacionados com IoT. Os alunos serão convidados a participar de todo o processo: montagem do protótipo, programação do microcontrolador no ambiente Arduino IDE, envio dos dados para a plataforma na nuvem, tomada de decisão baseada nos dados e atuação baseada nessa decisão. Embora durante o módulo seja utilizado programação em C (Arduino) e Python, os códigos serão disponibilizados em um formato didático, de forma que todos possam aproveitar o conteúdo, independente de conhecimento prévio nessas linguagens. Também será discutido o papel de uma plataforma de IoT na nuvem como acelerador da criação de soluções e para isso será utilizada a plataforma da Konker. Todo o código utilizado nesse módulo, assim como a própria plataforma Konker, estão disponíveis sob licenças livres bastante permissivas para uso comercial, como MIT e Apache 2.

Descrição: Aula experimental de IoT; Hardware baseado em microcontrolador; Arduino; Sensores; Atuadores; Análise de dados; Machine Learning; Plataforma de IoT; Software Livre.


Os profesores Dr. Yuzo Iano, e Msc. Gabriel Gomes convida a todos para paticiparem do novo curso de extensão, Smart Cities: Conceitos, Tematicas, Desenvolvimento e Aplicações, promovido pela Escola de Extensão da Unicamp, (Extecamp). O curso esta com as inscrições abertas, e trata-se de uma excelente oportunidade para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos relacionados a Smart Cities.

É importante ressaltar que este curso é promovido totalmente on-line, de 2° a 6° feira das 19h 00min até 22h 00min.

Além disso teremos neste ano de 2022 3 (três) Oferecimentos: 

        1° Turma de 2022 (Oferecimento: 01/04/2022 - 15/04/2022): https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81g%DC%C2%5E%E3%D4%9A&of=%F7%13%A9

        2° Turma de 2022 (Oferecimento: 01/08/2022 - 15/08/2022): https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81g%DC%C2%5E%E3%D4%9A&of=%F7%13%A9

        3° Turma de 2022 (Oferecimento: 15/11/2022 - 29/11/2022): https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81g%DC%C2%5E%E3%D4%9A&of=%F7%13%AB

        Local : FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO - FEEC/UNICAMP - Campinas-SP

Horário: 19:00 às 22:00 

Carga horária: 32 horas 

Valor da inscrição: À vista R$ 2.000,70 / 5x Parcelas de R$ 400,00  

A inscrição inclui: Apostila do curso e certificado de conclusão emitido pela Diretoria Acadêmica da UNICAMP.

Forma de pagamento: Boleto bancário

Link para Inscrição e Matricula: CLIQUE AQUI NESTE LINK PARA INSCRIÇÃO E MATRICULA!

Atenção: Caso tenha alguma dúvida relacionada ao curso, por favor entre em contato pelo email  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Abriremos novas turmas em breve!!

 

OS DOCUMENTOS SÃO:

- FICHA DE INSCRIÇÃO - Documento gerado após efetuado a inscrição!
- TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO - Documento gerado após efetuado a inscrição!
- CÓPIA DO DIPLOMA ESCOLAR/CERTIFICADO (ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR), RG E CPF (NÃO É ACEITA A CNH)

Após o recebimento dos documentos, será emitido o boleto e enviado ao e-mail informado no ato da inscrição.

ENVIAR OS DOCUMENTOS POR E-MAIL This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. OU PESSOALMENTE PARA:

UNICAMP - FEEC - SECRETARIA DE EXTENSÃO
AV. ALBERT EINSTEIN, 400
CIDADE UNIVERSITÁRIA ZEFERINO VAZ - DISTRITO DE BARÃO GERALDO
CAMPINAS - SP - CEP: 13083-852

 

 

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - Feec/Unicamp

Av. Albert Einstein 400 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Distrito de Barão Geraldo (dentro da Unicamp) - Campinas, SP

 
 
Para Informações sobre o curso - LCV - (Responsável pelo curso)
Fone: +55 19 98288-6496 - E- mail:  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.